sexta-feira, 23 de março de 2012

Ás cinco áreas da Biologia e Suas Relações em nosso dia-dia
A biologia é uma ciência que estuda a vida no planeta terra. A mesma é dividia em diversas áreas para facilitar o estudo e o entendimento.
Biologia Clínica:
É uma área da biologia profissional feita para atuação em laboratórios de   bioanálises e biodiagnose em saúde. Os biologistas clínicos trabalham na   gestão técnica dos serviços e também em procedimentos característicos de:  citologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, hematologia, genética e   morfo-fisiologia, por um aumento evolutivo, eco-epidemiológico e eco-   etnográfico na promoção da saúde, sempre priorizando na abordagem   educacional da sociedade. A biologia clínica está muito presente em nossas vidas, pois é uma área que está relacionada à medicina e, logo, a nossa saúde. Está presente na criação de remédios e estudos de doenças relacionados às células entre outras áreas, sendo assim muito importante no nosso cotidiano.   

Genética:
A genética é a área da biologia que estuda os genes, a hereditariedade e as diferenças dos organismos, e também como as características passam de pai para filho. Hoje em dia, a genética encontra meios importantes para a descoberta das funções dos genes, isto é, o estudo das interações genéticas. No interior dos organismos, a informação genética está presente nos cromossomos, que se encontra na estrutura química da molécula de DNA. Essa ciência está totalmente ligada com o nosso cotidiano. O simples fato de parecermos com nossos irmãos, pais, ou até mesmo avós, nos proporciona o estudo da genética e o entendimento de porque que isso acontece. A nossa essência, quem nós somos, o nosso DNA é a base que proporciona o nascimento da genética e seu aprofundamento.

Etologia:
É a área que estuda o comportamento animal. Tendo como base a evolução do comportamento através da seleção natural. Conforme Darwin, cada espécie se comporta de uma maneira exclusiva, assim como tem suas próprias características físicas. Os etólogos analisam esses comportamentos de cada uma das espécies, preferencialmente no ambiente natural, pois acreditam que um indivíduo apenas se comporta verdadeira e naturalmente em seu habitat. O estudo da etologia interliga a fisiologia, a ecologia e a psicologia. Essa disciplina não é nada mais nada menos que o estudo dos nossos e de outros animais. Porque os animais se comportam de tal maneira, porque nosso bichinho de estimação obedece ou não nossas ordens, essas e outras situações muito relacionadas com nossas vidas permitem que a etologia exista.

Ecologia:
Ecologia é a área da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Esta ciência é importante porque seus estudos proporcionam informações que mostram se os animais e os ecossistemas estão em boas condições. Neste período em que o desmatamento e a extinção de várias espécies são muito comuns, o trabalho dos ecologistas é muito importante. Através do conhecimento que os estudos da Ecologia nos trás, podemos inventar meios que ajudem na preservação da natureza, proporcionando um futuro melhor para nossas vidas e para as gerações futuras.

Citologia:
A citologia é a área da biologia que estuda as células que é a unidade fundamental da vida. Abrange o conhecimento da estrutura e funções que a mesma possui. Célula, do latim, significa espaço cercado por paredes. Podemos relacionar essa área com as nossas vidas de uma simples maneira: todo o ser vivo é feito de células, nós somos milhares delas agrupadas e as vezes nem percebemos isso.

Podemos afirmar que a Biologia está ao nosso lado o tempo todo, pois estuda nossa vida e como somos formados. Tenta entender o comportamento animal, o ambiente onde vivemos, o universo e tudo que existe no planeta terra.

Fontes:

Este blog foi feito para atividades escolares do Colégio Mãe de Deus e qualquer outro assunto relacionado aos componentes curriculares envolvidos no projeto.